Postado por Marcos Jose Mendes Miranda em 28/mar/2025 -
A organização do Simpósio de Integração Acadêmica 2023 disponibilizou a lista dos premiados no evento, realizado entre 24 e 26 de outubro, nos três campi da UFV. Foram selecionados os trabalhos com as maiores pontuações, a partir de avaliações das comissões departamentais nas categorias de Ensino, Pesquisa ou Extensão, e da apresentação de mesas-redondas.
Os nomes dos trabalhos premiados em cada categoria e de cada campus da Universidade, com seus respectivos autores, podem ser conferidos abaixo.
Campus Viçosa
1º lugar Geral – Olimpíada de Empreendedorismo de Viçosa – Apresentado por Pablo de Souza Vieira Santana e orientado por Alan Ferreira de Freitas.
1º lugar Pesquisa – Aproximações intersemióticas entre a poesia de Charles Baudelaire e as heliogravuras de León Ferrari: considerações iniciais – Apresentado por Isabela Santos Oliveira e orientado por Junior Vilarino Pereira.
1º lugar Extensão – Olimpíada de Empreendedorismo de Viçosa – Apresentado por Pablo de Souza Vieira Santana e orientado por Alan Ferreira de Freitas.
1º lugar Ensino – Sala musical na prática como espaço de integração das linguagens artísticas no ambiente escolar – Apresentado por Isabely Siqueira Chagas e orientado por Débora Kamasche Henrique de Souza.
Campus Rio Paranaíba
1º lugar Geral – A interdependência espacial e a gestão fiscal nos municípios mineiros – Apresentado por Clarindo Silva e orientado por Rosiane Maria Lima Gonçalves.
1º lugar Pesquisa – Monitoramento de pragas e inimigos naturais em Coffea arabica L. para melhor tomada de decisão de produtores do Cerrado Mineiro – Apresentado por Adalberto Filipe Macedo e orientado por Flávio Lemes Fernandes.
1º lugar Ensino – Elaboração e postagem de videoaulas de Imunologia, utilizando metodologia ativas, no canal CNIB – Apresentado por Esther Juliane Akemi Mathuy Mariano e orientado por Martha Elisa Ferreira de Almeida.
Campus Florestal
1º lugar Geral – Conhecendo os microrganismos – aula prática no ensino de biologia – Apresentado por Júlia Gomes e orientado por Newton Moreno Sanches.
1º lugar Pesquisa – Efeito do destreinamento físico induzido pela pandemia de Covid-19 em indicadores de saúde física e mental de pessoas com lesão medular espinhal – Apresentado por Lucas Vieira Santos e orientado por Osvaldo Costa Moreira.
1º lugar Extensão – Florindo o Futuro: Astriflores e Coleta Seletiva em Florestal, uma aliança sustentável e empoderadora – Apresentado por Ana Luiza Silva Carvalho e orientado por Mariana Mayumi Pereira de Souza
1º lugar Ensino – Conhecendo os microrganismos – aula prática no ensino de biologia – Apresentado por Júlia Gomes e orientado por Newton Moreno Sanches.
Postado por Marcos Jose Mendes Miranda em 28/mar/2025 -
A 14a edição do Simpósio de Integração Acadêmica (SIA), já no seu primeiro dia, bateu recordes. Foram quase 5800 inscritos nos três campi, 2223 trabalhos submetidos e mais de 500 participantes externos. A cerimônia de abertura, na tarde desta terça-feira (24), lotou o auditório do Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino e foi transmitida para os campi Florestal e Rio Paranaíba. Serão três dias de atividades intensas que integrarão ensino, pesquisa, extensão nos campi da Universidade, aproximarão estudantes e professores de diversas áreas e ainda atrairão alunos de ensino médio de escolas da região.
A cerimônia de abertura começou com a apresentação do Coral da UFV. Em seguida, o reitor Demetrius David da Silva lembrou que o SIA é um evento em que os protagonistas são os alunos. “Já faz tempo que a formação dos estudantes não se resume à sala de aula. Esta é uma oportunidade de troca de saberes importante, porque integra e aproxima diferentes pessoas e conhecimentos, melhorando a qualidade da formação pessoal e profissional dos nossos discentes”, disse ele.
A assessora especial da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Karla Damiano Teixeira, que preside o SIA, lembrou que o evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que, este ano, tem como tema as Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável. “Trata-se de um evento muito complexo, que envolve muitas atividades simultâneas nos três campi e a Universidade agradece a todos os que estão colaborando na organização”. Também participaram da cerimônia a vice-reitora Rejane Nascentes e os pró-reitores da UFV.
Palestra de abertura
A professora da Universidade de Brasília Connie McManus fez a palestra de abertura, também transmitida simultaneamente para os demais campi. Irlandesa, apaixonada pelo Brasil e uma pesquisadora muito respeitada pela sua produção científica, ela analisou as Contribuições da Ciência Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável.
De acordo com a professora, a ciência contemporânea, em tempos de mudanças climáticas, precisa ser mais robusta, transparente, sustentável, transdisciplinar e aberta às incertezas. “Ainda nos falta pensamento crítico e investir no fortalecimento da comunicação com a sociedade e seus representantes. O tempo é curto para mudarmos o que fazemos atualmente, se quisermos atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável até 2030”, afirmou. A palestra foi gravada e pode ser conferida no canal da UFV no YouTube.
Nesta quarta-feira, a palestra será da ex-reitora da UFV Nilda de Fátima Soares, transmitida pelo canal da UFV no YouTube, diretamente do campus Florestal, às 16h. A programação completa pode ser conferida no site do SIA.
Postado por Marcos Jose Mendes Miranda em 28/mar/2025 -
Com o tema Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, que orienta a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, terá início, nesta terça-feira (24), 14ª edição do Simpósio de Integração Acadêmica 2023 (SIA), nos três campi da UFV. Embora as atividades comecem na parte da manhã, a palestra de abertura acontecerá às 16h no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, do campus Viçosa, com transmissão para os campi Florestal e Rio Paranaíba, pelo canal da Universidade no YouTube.
Intitulada Do Brasil para o Mundo: a Contribuição da Ciência Brasileira no Desenvolvimento Sustentável, a palestra será ministrada pela professora e pesquisadora Connie McManus, da Universidade de Brasília, que é referência em produção científica nacional e internacional. Antes da palestra, haverá uma apresentação do Coral da UFV, como parte da programação cultural do evento.
No SIA+, que reunirá atividades complementares (minicursos, mesas-redondas, feiras, etc.) ao Simpósio, também haverá uma programação com muitos destaques. Dentre eles, vale a pena ressaltar a palestra Políticas Públicas para a Agricultura Familiar e Agroecologia, que será realizada na quarta-feira (25), às 10h, no auditório do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS). O tema será abordado pela secretária de Agricultura Familiar e Agroecologia, Patrícia Vasconcelos, e pela chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade, Elisabeth Maria Cardoso, ambas do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. A participação é gratuita, porém, é necessária a inscrição prévia via formulário eletrônico.
As mais de 100 atividades do SIA e do SIA+ se estenderão até o dia 26 de outubro, nos campi Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba, incluindo atrações culturais. A programação completa pode ser conferida no site do evento.